Instalando Zend Framework 2

Zend Framework é um dos frameworks mais robustos da linguagem PHP, foi desenvolvido pela empresa Zend Technologies, mesma empresa que desenvolve a linguagem PHP atualmente. Zend Framework possui um código 100% orientado a objetos, requer PHP 5.6 ou superior, possui pacotes independentes, e já foi instalado mais de 93 milhões de vezes, ou seja é uma boa escolha para aplicações grandes e robustas.

Instalação com Skeleton

Zend Skeleton Application é um esqueleto (estrutura) que usa as camadas MVC do Framework, é bem útil caso você queira instalar com uma estrutura básica e funcional, modificando e criando sua própria aplicação em cima do esqueleto.

Sua instalação é bem simples, Zend Framework utiliza o Composer como gerenciador de dependencias, também possui um repositório Git no GitHub.

Sabendo disso o primeiro passo é clonar o repositório do GitHub, para isso você deve possuir instalado em sua maquina o Git, caso sua máquina seja Linux, utilize o terminal, navegue até o diretório onde deseja instalar e digite o comando a seguir:


git clone https://github.com/zendframework/ZendSkeletonApplication.git

Para instalar no Windows utilize programas como Git Bash ou TortoiseGit

Com o repositório clonado foi criado vários arquivos com informações sobre o Framework, e uma estrutura básica para funcionar o MVC, mas ainda falta os pacotes do Zend Framework, e para isso você deve utilizar o composer para baixar suas dependencias. O arquivo com todas as configurações necessárias é o composer.json, nele possui todas as informações do que será instalado.

Novamente para utilizar o composer você deve ter o mesmo instalado em sua máquina, no Linux basta navegar até o diretório clonado e utilizar o seguinte comando em seu terminal:


composer install

Será instalado tudo que consta no arquivo composer.json, caso você utilize o Windows baixe o executavel do programa Composer.

Após o composer baixar todos os pacotes você já pode acessar a página de boas vindas do Zend Framework, toda a aplicação é rodada no diretório public, então basta acessar por exemplo:

http://localhost/ZendSkeletonApplication/public e será mostrada a tela de boas-vindas.

Instalando Zend Framework 2

Instalando apenas os pacotes

Você também pode instalar apenas os pacotes do Zend Framework, sem a necessidades de um esqueleto, e utilizar os pacotes (que são muito bons por sinal) em sua estrutura de aplicação própria. Para isso basta clonar o repositório do GitHub com o seguinte comando em seu terminal:


git clone https://github.com/zendframework/zendframework.git

Após isso basta entrar no diretório criado e executar o seguinte comando em seu terminal:


composer install

Pronto! Com isso você tem todos os pacotes do Zend Framework para utilizar da maneira que desejar, lembrando que no arquivo composer.json você pode escolher quais pacotes serão instalando, e também outras configurações.

Agora basta desfrutar desse excelente framework!

Publicidade

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone Linkedin
Comentários

Comentários

VITOR PEREIRA SANTOS VITOR PEREIRA SANTOS
Seta comentário
quando coloco não instalar versão minimal e escolho oque quero como exemplo toolbar ele dar erro e instala normal como se fosse a minimal como resolver
Responder Postado em: 25/11/2017 02:03:04
Everson da Luz Everson da Luz
Seta resposta
Desculpe não sei ao certo qual é o seu erro, mas você pode modificar seu composer antes de instalar e escolher o que será instalado.

Da uma olhada nesse composer

https://raw.githubusercontent.com/zendframework/zendframework/master/composer.json

também na própria página do package do composer do Zend

https://packagist.org/packages/zendframework/zendframework
Postado em: 25/11/2017 18:21:06
Comentários

Deixe um comentário

Subir Página