Certificação PHP da Zend

Gostaria de compartilhar com vocês a experiência de passar na prova de certificação PHP da Zend, então vou responder algumas perguntas que geralmente o pessoal tem dúvida, que foi o meu caso também.

O que é a Zend?

Zend Technologies é uma empresa que desenvolve softwares voltado a linguagem PHP, essa empresa é nada mais nada menos que a mantedora e responsável por atualizar o PHP, por tanto, uma certificação de PHP da empresa que desenvolve o PHP tem um peso muito grande, é comparável com uma certificação em Windows da Microsoft, ou em Java pela Sun ou Oracle.

Site da Zend: http://www.zend.com

Sobre a prova

A prova de certificação até a data que eu fiz dia 22/02/2016 foi em cima da versão 5.5 do PHP, essa prova agora é chamada de ZCPE (Zend Certified PHP Engineer).

A prova é toda em inglês, são 70 questões em 90 minutos, as questões podem ser de múltipla escolha com apenas uma resposta certa, as vezes com quatro alternativas, outras vezes três ou duas, também podem cair perguntas de múltipla escolha com mais de uma alternativa correta, ou perguntas com um campo de texto para escrever, nesse caso pode ser o nome de alguma função, ou a resposta de um determinado código, enfim, mas a maioria é de múltipla escolha com uma alternativa correta.

O que cai na prova?

A prova de certificação testa seus conhecimentos em 10 áreas, que são:

  • PHP Basics
  • Functions
  • Data Format & Types
  • Web Features
  • Object Oriented Programming
  • Security
  • I/O
  • Strings & Patterns
  • Databases & SQL
  • Arrays

Uma descrição melhor você pode encontrar no próprio site da Zend: http://www.zend.com/en/services/certification/php-5-certification

Qual é a média para passar?

A Zend não disponibiliza essa informação, então ninguém sabe ao certo.

A dificuldade da prova

A prova de certificação não é nada fácil, muita gente acha que porque já programa a 3, 5 ou 10 anos vai passar com facilidade, mas não se enganem, quem não estudar dificilmente vai passar, e porque digo isso, porque a Zend testa o profissional em muitas coisas que não usamos no dia a dia, por exemplo o terceiro parâmetro da função define, ou cálculos com números octais, hexadecimais ou binários, também testa o retorno de funções, como por exemplo as funções de ordenação sort.

Também a prova é repleta de pegadinhas, deve-se estar muito atento ao anunciado e código mostrado.

Onde comprar e marcar a prova?

A compra pode ser feito no próprio site da Zend, que até a data desse post custa $195.00 (Dólar). Após a compra é adquirido um voucher (uma espécie de serial), que é com ele que se marca a prova, após a compra você tem um ano para marcar, podendo ser marcado em qualquer período desse um ano.

Para marcar você acessa o site https://home.pearsonvue.com, que é uma empresa especializada em provas de certificações e provas em gerais, basta se cadastrar e escolher o local mais próximo de sua casa.

Como estudar?

Existem várias questões parecidas com as da prova pela internet, também existem grupos em sites e redes sociais, indico o grupo rumo a certificação PHP, link: http://www.rumoacertificacaophp.com.

Ou questões e simulados como:
http://zendexam.com
http://www.certificationking.com/download/Zend.htm

Também artigos muito bons se encontram pela internet, como esse aqui, que mostra um resumo de cada área que cai: http://edward-designer.com/web/passing-php-5-3-certification-exam

Existe também um aplicativo para Android muito bom que simula a prova https://play.google.com/store/apps/details?id=com.quiz.php&hl=pt_BR

Dicas e conselhos

Aconselho estudar uns dois ou três meses direto, sem parar, porque se você para como foi o meu caso, esquece de tudo, então o estudo se torna em vão, e depois desse período interrupto de estudo marque a prova em seguida, pois estará tudo fresco na cabeça.

Também separe no seu ambiente local uma pasta com as 10 áreas, e faça vários testes, escrevendo scripts e funções para decorar e ver o comportamento do PHP.

Estude bastante Orientação a Objetos, principalmente a parte de Traits e namespaces, também funções e parâmetros por referência, também tipos de conversões no PHP, por exemplo string para float, ou inteiro, ou calculos com strings, etc. Uma outra coisa que caiu bastante na minha prova foi a parte de I/O, que usa funções de manipulação de arquivos como file_get_contents, fopen, stream entre outras.

E depois que passar?

O resultado da prova sai na hora, quando você apertar o botão de finalizar já irá aparecer! Então esteja preparado.

Depois que você passar, seu nome ficara visível no site da Zend, no endereço http://www.zend.com/en/services/certification/zend-certified-engineer-directory, também você ganhara o que é chamado de Yellow Page, que é uma espécie de perfil do certificado, a minha pode ser acessado por esse link http://www.zend.com/en/yellow-pages/ZEND028464, Você será reconhecido em qualquer lugar do mundo na área do PHP, também serão abertas novas oportunidades em sua carreira profissional, fora outros benefícios como um ano de licença da IDE Zend Studio, e participações em grupos fechados de certificados.

Também você ganhara o direito de utilizar o logo da certificação em seu site ou perfil social.

Considerações finais

O resultado de passar é muito satisfatório, pois para isso você estudou bastante, e aprendeu muitas coisas, dando um upgrade em seu conhecimento e carreira. Sem contar no diploma físico que você colocará em sua parede :D. Desejo a todos uma ótima prova e que todos passem!

Publicidade

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone Linkedin
Comentários

Comentários

Wilson Wilson
Seta comentário
Boa noite, tudo bem?
Fora o conhecimento adquirido (que é o importante) e o reconhecimento por parte da certificação, mudou alguma coisa no ramo profissional? Visualização, oportunidades, valorização... E etc? Comprei o guia da Zend, agora vou comprar o voucher e me preparar pra fazer. A curiosidade mesmo é no que acontece depois. 


Parabens pela postagem, eu estava procurando alguns simulados. 

Até!
Responder Postado em: 10/11/2016 20:49:41
Everson da Luz Everson da Luz
Seta resposta
Olá tudo bem,
quando passei na certificação, no dia seguinte já pedi um aumento, não me foi dado na hora, mas fui para um setor melhor, mas acabei ficando pouco tempo e já consegui um emprego que ganho mais.

O que muda mesmo é o reconhecimento, você está um passo a frente de profissionais que não tem essa certificação, não que você seja melhor que eles, mas vamos supor que numa entrevista você e mais um se destacam e os entrevistadores ficam em dúvida sobre quem escolher, bem provável que escolham você, pois já tem uma comprovação de um terceiro que é a Zend que você realmente sabe PHP.

A certificação é mais reconhecida por empresas maiores, pois muitas pequenas e de médio porte nem sabem o que é Zend e sobre a certificação.

Boa sorte e bons estudos!
Postado em: 12/11/2016 10:56:22
Thiago Bueno Fiorenza Thiago Bueno Fiorenza
Seta comentário
Como posso colocar uma foto no meu link da yellow page?
Responder Postado em: 23/04/2019 14:20:22
Everson da Luz Everson da Luz
Seta resposta
Você deve acessar o site da zend e ir em My Account
https://www.zend.com/en/user/loginregister

Depois de logado tem uma área para preencher informações da sua Yellow Page.
Postado em: 24/04/2019 22:10:00
Comentários

Deixe um comentário

Subir Página